Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Enfermidade

A doença, quando vem, não escolhe idade, cor, classe social, etc… Mas a condição financeira ajuda demais. Se nascido numa família abastada, ou se tiver conquistado ao longo da história a estabilidade, pode-se lançar mão de bons hospitais, consultas rotineiras check ups gerais, etc., sem ter que enfrentar filas e listas de espera. Os que estão a par desta história sabem que os protagonistas não podiam arcar com privilégios e regalias, nem consultas rotineiras e check ups gerais. Além do dinheiro em si, a distância era outra barreira a ser vencida. Se acontecesse algo que precisasse de assistência imediata, o risco de não haver socorro a tempo era implícito.

Chagas é mesmo uma praga. Descoberta a muito tempo pelo médico brasileiro Carlos Chagas, no começo do século XX, ainda hoje, em pleno século XXI, permanece edêmica em alguns países, como o Brasil e partes do México. A doença prejudica  principalmente o coração, esôfago, cólon e pode progredir por até 20 anos…Dependendo dos hábitos que a pessoa escolhe seguir.

Como já foi dito nos capítulos passados, a bebida era parte desta família. Para o pai era um prazer…A mãe também gostava, mas, para os filhos, um pesadelo sombrio. Certo dia o pai não estava se sentindo bem. Precisaram contatar um vizinho que possuía carro para levá-lo ao hospital. Sentia fortes dores no peito e perda de força nos braços, bem como dificuldade de caminhar e dor de cabeça. Derrame. O médico deu a sentença, tal qual juiz :_ Ou você para de beber, ou terá pouco tempo de vida. Pena dura pra ele.
O pai ficou um tempo falando enrolado, e perdia a paciência fácil. Demorou pra que entendessem o que ele queria dizer. Os pequenos ficavam rindo quando ele tentava se comunicar…Não entendiam que quase perderam o pai pra sempre. Crianças.

Ele se recuperou, voltou a trabalhar no campo. Foi um alívio pra ele poder falar e se movimentar “quase”  normalmente. Era um homem de físico forte, e  isso o ajudou nesta batalha pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário