Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tormenta

CACHAÇA

O pai bebia,muito, como vocês já sabem. Era um homem de forte personalidade ao mesmo tempo que amigavel…Com os chegados… Essa era a tristeza da mãe. Ela sofria em saber que o marido estava bebendo no bar em frente à chácara onde moravam, cercado de mulheres. A “profissão” mais antiga do mundo existe em todo lugar. As mulheres sorridentes, com maquiagem carregada e roupas justas esperavam os homens quase tombarem para prestar seus “serviços”.  Assim os “homens do campo” dariam o dinheiro suado sem muita dificuldade.
Tudo acontecia ali, o bacanal do interior. O pai envolvido. Aos que pensam que a mãe ficava passiva, esperando o pai chegar, sinto decepcioná-los. Ela ficava à espreita, com seus olhos apurados, como felino caçador, até o ponto em que as mulheres de “sorriso fácil” começavam a investir em seu esposo.
“O sangue não nega
divina criatura
um toque
neja
pássaro sem ninho
só sorri pra bahia
destino coração
felino”
Luís Melodia (Felino, 1983)
 
ANGÚSTIA
 
Para cada ação existe uma reação, já dizia Newton. A atitude da matriarca para preservar o marido lhe traziam  marcas difícies demais para apagar. O pai a espancava na frente dos três filhos que, caso tentassem interferir tinham o mesmo destino.
A violência doméstica é uma realidade sombria.  Alguns chamam de animalesco, mas, poupemos os animais de tal insanidade. Está mais para bizarro, injusto, subhumano. A pobre esposa recebia as bofetadas, tinha suas roupas rasgadas e psicologico destroçado. Outro detalhe pitoresco é o fato de o pai não gostar de ter sua mulher bonita, enfeitada, com unhas pintadas, cabelo sedoso…Tinha ciúme…Quando ela visitava sua cunhada  na cidade, uma das poucas pessoas com quem tinha afinidade, esta a arrumava como princesa. Depilação, cabelo, unhas, roupas. A vaidade  era sua ruína quando se via novamente na realidade de agressões. O pai, enciumado pensava que ela faria o mesmo que ele… Procuraria outros braços . Talvez, se quizesse,  ela encontrasse um homem que a valorizasse.  O marido não conseguia compreender que existem várias formas de se perder o amor, que vão além da substituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário